Billy Gibbons lança belo álbum de blues

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

Mais conhecido por ser o fundador do ZZ Top, o vocalista/guitarrista Billy F. Gibbons de vez em quando faz alguns voos solo. Assim, depois de “Perfectamundo”, um álbum cheio de influências afro-cubanas que não foi tão bem recebido por seus fãs mais fiéis, eis que em 2018 ele lança seu segundo esforço solo, “The Big Bad Blues”. Ao contrário de “Perfectamundo”, “The Big Bad Blues” traz Billy Gibbons produzindo blues de melhor qualidade, além de prestar homenagens a nomes consagrados do gênero. Das onze faixas presentes no álbum, duas são versões de Billy para músicas de Muddy Waters e outras duas de Bo Diddley.

Billy (vocal, guitarra, gaita) teve a companhia de James Harman (gaita), Joe Hardy (baixo), Elwood Francis (guitarra/gaita), Greg Morrow & Matt Sorum (bateria) e Mike Flanigin (teclados) neste seu segundo álbum solo, que é aberto com “Missin’ Yo’ Kissin'”. De cara já podemos ter uma ideia do que esperar do álbum: músicas com uma bela levada de blues clássico, com gaitas e guitarras bem encaixadas aqui e ali.

Ao longo de suas onze faixas, “The Big Bad Blues” mostra Billy Gibbons e seus comparsas apresentando algumas das melhores características que o blues pode oferecer. Claro, ele não reinventa a roda aqui, apenas usa e abusa dos clichês consagrados pelo estilo. A forma como ele o faz, no entanto, é o que garante a qualidade do trabalho. “The Big Bad Blues” é o típico álbum que mantém uma homogeneidade do começo ao fim, tornando quase impossível escolher destaques individuais. Mesmo com faixas alternando ritmos mais rápidos com outras com o andamento mais cadenciado, o fato é que elas se sucedem de forma bastante harmoniosa, o que torna sua audição integral algo bastante prazeroso.

Produzido pelo próprio Billy e por Joe Hardy, o álbum é delicioso e deve agradar não só aos fãs do barbudo líder do ZZ Top, como também qualquer fã de blues “raiz”.

“The Big Bad Blues” foi lançado no Brasil no final do ano passado pela Hellion Records.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir:

Acompanhe também