Resenha: “Robot Stud”, do Riff Raff, é típico produto da NWOBHM

Olha aí mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

É interessante perceber como a Inglaterra ajudou a moldar o rock mundial. Seja com os The Beatles, The Rolling Stones, passando por Black Sabbath, Queen, Led Zeppelin, Saxon e Iron Maiden, a Terra da Rainha sempre deu forte contribuição para a música em todo o planeta.

De todos os movimentos musicais iniciados na Inglaterra, o mais significativo para a chamada “música pesada” foi a NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal, ou Nova Onda do Metal
Pesado Britânico, em tradução quase literal). Isso não só porque o movimento gerou centenas de bandas de hard rock/heavy metal por todo o Reino Unido, mas porque ele se expandiu além das fronteiras do país, chegando aos locais mais distantes e remotos do planeta. Inclusive na cidade finlandesa de Kuusamo, de onde saiu o Riff Raff.

O Riff Raff talvez seja uma das mais obscuras bandas a passarem pelo Rock Master. Afinal, a banda teve uma carreira bem curta, que durou apenas de 1979 a 1984. Neste período, ela lançou três álbuns: “No Law N’ Order”, “Robot Stud” (ambos de 1982) e “Give the Dead Man Some Water” (1983). Seu segundo e terceiro álbuns tiveram lançamento recente no Brasil pela Hellion Records e são pérolas raras para os fãs do NWOBHM.

“Robot Stud”, objeto deste texto, é um produto típico de sua época. O que temos aqui é um heavy metal NWOBHM clássico, com todos os ingredientes que lhe são caros. Immu Ilmarinen, vocalista/baixista da banda, é dono de voz rouca e rasgada que lembra um pouco Brian Johnson (AC/DC). As guitarras ficam a cargo de Mokkeri Salonkari e Riku Kukkonen e a dupla faz bem seu papel. Não se destacam pelo virtuosismo nem pela técnica, mas conseguem construir riffs sólidos e mesmo empolgantes em alguns momentos. Já a bateria de Eski Palosaari segue na mesma toada, ou seja, não se sobressai, mas também não compromete.

Um dos méritos de “Robot Stud” está na variedade. A banda se esforçou para que não houvesse repetição, ou seja, não tem nenhuma música que se pareça com a anterior. O Riff Raff se esforçou bastante nesse sentido, mas mantendo-se dentro daquele heavy metal clássico, praticamente cru, dos anos 1980.

A versão padrão de “Robot Stud” tem dez músicas, todas bem agradáveis aos ouvidos, algumas mesmo empolgantes. A versão nacional traz duas faixas bônus: a excelente “I’ll Be Gone” e “Dreaming”. “Ill Be Gone”, “Robot Stud”, “Riff Raff” e “Don’t You Think (It’s Disgusting)” são os destaques individuais do álbum.

No resumo da ópera, “Robot Stud” é uma joia rara do NWBHOM que merece ser descoberta pelos fãs do heavy metal produzido na época. Graças aos nossos parceiros da Hellion, isso ficou bem mais fácil.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: