Cervejaria Octopus, parceira do Rock Master, começa 2020 com plantio de 150 mudas na Serra do Gandarela

Para abrir seu calendário de atividades sustentáveis, a Cervejaria Octopus, parceira do Rock Master, realizou uma ação estratégica de plantio na região da Serra do Gandarela, a 40 Km de Belo Horizonte. A ação visa dar continuidade à prática de compensação ambiental às emissões de carbono durante a produção e distribuição dos rótulos da marca.

O projeto Carbono Zero, que teve seu primeiro plantio em 2017, contou dessa vez com o apoio do engenheiro florestal e morador da região Diogo de Toledo. Diogo ajudou a estabelecer o espaço, a quantidade, e as espécies das mudas plantadas. Nos próximos meses, a equipe Octopus com o apoio do Diogo, seguirá com a manutenção das mudas plantadas.

A Serra do Gandarela, área escolhida para desenvolvimento da ação, é um santuário natural com um enorme reservatório de água de alta qualidade, que dispensa o tratamento prévio ou passa apenas por simples desinfecção para consumo. O potencial hídrido da Serra poderia abastecer grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além disso, essa é a maior área de cangas preservadas de Minas Gerais.

No ambiente da canga habitam espécies raras de vegetais e animais, algumas delas endêmicas, isto é, só encontradas nas cangas, ou em determinada porção territorial delas. Assim como toda área rica em minério do estado de Minas Gerais, a Serra é constantemente ameaçada por mineradoras e os riscos relacionados à exploração mineral.

Há dois anos a Octopus começou suas atividades de plantio na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e desde então tem seguido a ideia de sustentá-las e criar cada vez mais propostas que colaborem com sua filosofia de produzir cervejas inspiradoras com consciência e responsabilidade ambiental.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: