Resenha: The Eagle Has Landed 40: Live – Saxon

Na indústria musical são poucas as bandas que alcançam uma carreira longeva e se mantém, por décadas, produzindo música de qualidade e com relevância. Um dos fundadores do movimento conhecido como New Wave of British Heavy Metal (ou NWOBHM), que deu um novo fôlego a um estilo musical que parecia fadado ao esquecimento, o Saxon é um desses grupos. Liderado pelo vocalista Biff Byford desde a sua fundação em 1977, seu primeiro álbum, auto-intitulado, foi lançado em 1979. Exatamente quatro décadas depois, “The Eagle Has Landed 40: Live” é uma homenagem com várias camadas de significação. O título é uma referência não só ao 40º aniversário de “Saxon”, mas é o quarto álbum ao vivo da banda a levar o título “The Eagle Has Landed” (os outros foram lançados, respectivamente, em 1982, 1996 e 2006) e, como dá para concluir, traz 40 músicas retiradas de 15 apresentações ao vivo acontecidas na Europa e nos Estados Unidos entre 2007 e 2018.

Lançado em um digipack trazendo um belo encarte com fotos da banda e três discos, “The Eagle Has Landed 40: Live” é um belo apanhado da carreira do Saxon, cobrindo boa parte de seus 40 anos de estrada – ainda que, por algum motivo, os álbuns lançados nos anos 1990 tenham sido deixados de lado. De qualquer forma, as músicas presentes no álbum, mixadas de uma forma tão bem feita que as 15 apresentações das quais foram retiradas parecem apenas um show, mostram o porquê do quinteto que, além de Biff conta com Paul Quinn e Doug Scarratt (guitarras), Nibbs Carter (baixo) e Nigel Glockler (bateria), ainda ser reverenciado por bandas e músicos que vieram depois deles. Do trio “State of Grace”, “Red Star Falling” e “Attila the Hun”, que abre o primeiro disco (todas gravadas em Berlim, 2007) a “Battering Ram” (Londres, 2018), que fecha o terceiro disco, o Saxon manda petardo após petardo, mostrando a facilidade com a qual transita pelos mais diversos subgêneros do heavy metal e provando-se uma das melhores bandas para se ver e ouvir em cima de um palco não só de sua geração, como de todos os tempos.

Além de Biff, Paul (os únicos membros remanescentes da primeira formação da banda) e companhia, “The Eagle Has Landed 40: Live” tem participações especiais. Ainda que restrita apenas a duas, elas são bem significativas: “Fast” Eddie Clarke e Phil Campbell. Ambos ex-guitarristas do Motörhead, Phil se juntou ao Saxon em um show em Helsinki onde dividiu o palco com a banda em “Strangers in the Night”, enquanto Eddie tocou “Ace of Spades”, clássico de sua antiga banda, em Londres, em 2016. Dois bons momentos de um álbum recheado deles.

Lançado por aqui no ano passado pela Hellion Records, “The Eagle Has Landed 40: Live” é um daqueles álbuns que cumprem, no mínimo, uma função dupla: não só é indispensável para qualquer fã do Saxon (ou do bom metal produzido pelos grandes nomes da NWOBHM) como é uma bela forma de apresentar o quinteto inglês para uma nova geração de headbangers que, por algum motivo qualquer, não conhece o seu trabalho.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

https://www.mixcloud.com/rockmasterbh/rock-master-050320/

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: