San La Muerte: primeira banda brasileira a fazer rock com letras apenas em espanhol

A distância cultural entre Brasil e os demais países da América do Sul é, em boa parte, devido a diferença de idiomas. Todos os vizinhos brasileiros falam a língua espanhola, enquanto o Brasil ficou ilhado devido ao uso do português. Mas em características sócio-políticas, todos os países têm pontos em comuns. Foi neste aspecto que músicos brasileiros encontraram uma oportunidade para conversar com seus vizinhos, usando a língua ‘oficial’ da América do Sul para exaltar as semelhanças ao invés de apontar as diferenças.

Com influências diversas dentro da música pesada, o San La Muerte – Karim Serri (guitarra), Fabiano Menon (baixo), Andre Nisgoski (guitarra e voz) e Markos Franzmann (bateria) – aborda uma temática urbana, com um som pesado, que remonta à época onde o rock e suas vertentes tinham por finalidade unir as pessoas que não se sentiam inseridas no modelo “normal” imposto pela sociedade. A banda já conta com um EP chamado “Origen”, disponível em todas as plataformas digitais, e um cover com participação de Fabian Furtado, vocalista da banda Uruguaia Reytoro, da clássica canção Destrucción, composta pela banda argentina V8, que recebeu elogios do próprio compositor Beto Zamarbide.

Nascida em plena pandemia a banda que optou por escrever suas letras em espanhol conta com quatro nomes influentes do cenário Underground brasileiro.

Confira o EP “Origen” lançado em 2020 aqui.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: