Resenha: Human Decay – Crucifixion BR

Formada no Rio Grande do Sul em 1996, o Crucifixion BR – Maxx Guterres (vocal, guitarra), Miller Borges (guitarra), Beto Factus (baixo) e Juliana Novo (bateria) – completou um quarto de século em 2021 lançando seu segundo registro completo. “Human Decay” saiu pela Shinigami Records no último dia 31 de outubro e é um daqueles álbuns que valeram a espera de sete anos. O primeiro álbum da banda, “Destroying the Fucking Disciples of Christ”, é de 2014.

Os mais atentos já devem ter percebido, apenas pelo nome dos álbuns e da banda, que o Crucifixion BR caminha pelo lado mais sombrio da Força. Adepta de um blackned death metal influenciado por bandas como Immolation e mostrando um pouco de Behemoth aqui e ali, a sonoridade da banda é tudo aquilo que fãs do gênero esperam: brutal, pesado, rápido, gritado/gutural e com letras que fazem jus ao estilo no qual o Crucifixion BR se encaixa.

Como quase todo álbum de metal, “Human Decay” começa com uma introdução, “Open the Gates, Blasphemy Returns”, que logo deságua na faixa título, que traz a participação especial de André Rod, do Attomica e mostra que o quarteto gaúcho não está pra brincadeira. Maxx alterna guturais com berros de maneira fluida, as guitarras criam uma bela parede sonora e, se o baixo de Beto é discreto, o mesmo não pode ser dito da bateria de Juliana. É absurdo o que ela faz com as baquetas!

Mesmo se definindo blackened death metal, um estilo relativamente recente, é bem claro para os mais atentos que o Crucifixion BR bebeu com gosto da antiga escola do metal extremo. Isso se destaca bem em faixas como “Chaos of Morality”, onde os solos de guitarra lembram muito trabalhos de bandas seminais do metal nacional, como Sarcófago e Sextrash.

Apesar de encaixar alguns momentos mais cadenciados aqui e ali, o Crucifixion BR deixa o pé firmemente no acelerador por praticamente todas as 12 faixas que compõem o petardo. “A Few Lies of Your Whole Light”, que gerou um vídeo, é um dos destaques individuais e mostra toda a brutalidade old school da banda. Novamente, impressiona o trabalho de Juliana na bateria.

“Confirmed Execution 666”, “Annihilation and Victory” e “into the Abyss” também são músicas que se destacam em “Human Decay” e mostram que o Crucifixion BR é um dos grandes nomes do metal extremo nacional atual.  Se você não conhecia o trabalho da banda, “Human Decay” é o álbum perfeito para fazê-lo. Se já conhece, sabe que esse álbum deveria ter lugar cativo em sua coleção e playlist.

Agradecimentos: Som do Darma

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: