Resenha: P.U.S/Third World – P.U.S

Sigla para Porrada Ultra Suicida, o P.U.S. foi uma banda de death metal old school formada em Brasília em 1987. Três anos depois fez sua estreia com o EP de quatro faixas “Third World” através da gravadora Maggot Records. No ano seguinte, o então quarteto formado por Ronan Meireles (vocal), Simone Death (guitarra), Selvagem (baixo) e Rodrigo (bateria) migrou para a Cogumelo Records e lançou seu primeiro álbum completo, “P.U.S.“.

Em abril deste ano, em seu projeto de relançar os grandes – ou nem tanto, mas que merecem destaque – nomes que passaram por sua história, a gravadora mineira relançou “P.U.S” em um pacote especial, com embalagem slipcase, pôster 36×36 dupla face (de um lado, a capa do álbum; do outro, uma foto promocional da banda) e trazendo “Third World” como bônus. (Antes de continuarmos, uma curiosidade: Simone Death é o alter-ego de Simone Dreyer Peres, mais conhecida como Syang que, mesmo após o fim das atividades do P.U.S. continuou seguindo carreira musical.)

“P.U.S” traz tudo aquilo que se pode esperar de uma banda de death metal brasileira do fim dos anos 1980: Vocais guturais raivosos/gritados, blast beats alternando com baquetas mais ritmadas, um baixo quase inaudível mas presente e um belo trabalho de guitarras, investindo em riffs e solos com uma dose saudável de distorção e, claro, a quase indefectível introdução lenta na música que abre o álbum e esconde a pancadaria que espera o ouvinte desavisado. Tudo isso embalado pela produção “suja” (por falta de uma palavra melhor) característica da época e letras que versam sobre morte, fúria, rebeldia, horror e, claro, um pouco do bom e velho sexo.

Com um death metal bastante influenciado por bandas como Slayer e Sepultura e ainda trazendo elementos do hardcore em seu som, “P.U.S.” é uma daquelas raras pérolas perdidas – e agora recuperadas – no meio do metal extremo brasileiro. Vale muito à pena para todos aqueles fãs da sonoridade produzida por aqui naquela época ou das bandas supracitadas.

P.S: Em tempo, após “P.U.S” a banda ainda relançou “Third World” em um split ao lado dos mineiros do Sextrash (“Third World/XXX”) em 1993, “Sin is a Only Salvation” , pela gravadora Estudio Eldorado (1994) e “Presets” (1996) pela Paradoxx.

Agradecimentos: Cogumelo Records, Mutilation Records, Grayhaze Records.
Foto: Carlos Terrana

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: