Resenha: Sacred Arts of Navigation – Sunrunner

Eis que, três anos após seu último álbum, o bom “Ancient Arts of Survival“, os americanos do Sunrunner – Bruno NevesJoe Martignetti (guitarra), David Joy (baixo) e Ted MacInnes (bateria) – retornam ao mercado com “Sacred Arts of Navigation”, seu quinto registro de estúdio que se mostra um álbum mais coeso e mesmos mais sólido do que o anterior.

Se em “Ancient Arts of Survival” o Sunrunner apresentava uma variedade maior de ritmos e sonoridades dentro da sua proposta de prog metal, aqui a banda vai para um caminho mais diverso. Descontando a intro “The Launch”, da qual não há muito a ser dito – é uma intro, ora bolas. Sua função é preparar o ouvinte para o que vem a seguir e ela faz isso como toda intro faz – na maioria das 11 faixas de “Sacred Arts of Navigation” o quarteto investe no heavy metal mais tradicional, com flertes ao hard rock e ao progressivo aqui e ali. Há mesmo uma viagem por ritmos latinos em “Last Night in Tulum”, uma balada que não pareceria (muito) deslocada caso fosse encontrada em um álbum do Santana.


“Acadia Morning Ride” é outra que se destaca por variar o clima do álbum. Encaixada entre faixas mais pesadas, ela faz o ouvinte viajar em uma atmosfera idílica que, de longe, lembra algo produzido por nativos americanos. Uma homenagem ao nativo que ilustra a capa do álbum, talvez?

Além dessas duas, vale mencionar “Where is My Home”, um hard rock com pegada heavy com aqueles refrãos bons, grudentos; “Obstacle Illusion”, um power metal digno, onde a banda, novamente, investiu no refrão, “Faraway Worlds”, onde o destaque fica com os vocais de Bruno e “Navigating the Apocalipse”. Faixa que fecha os trabalhos, ela passa dos 12 minutos e é onde a banda mostra bem toda a sua verve progressiva. Mais no sentido de variações e longas passagens instrumentais do que virtuose. Essa é bem contida, aparecendo apenas onde é adequada.

Pra quem não conhece o trabalho do Surunner, vale dar uma conferida no seu serviço de streaming  favorito.

Agradecimentos: Som do Darma.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: