Resenha: “Memory” – Uhrutau

Formado ali pelo final de 2017, o Uhruatu atualmente conta com o vocalista/guitarrista Maurício Bortoloto, o baixista Pedro Ghoneim e o baterista Matheus Vazquez. Depois de passar um bom tempo se apresentando ao vivo misturando covers e músicas originais em seu repertório, em 2022 o trio lançou seu primeiro álbum, “Memory” em um trabalho bastante redondinho.

O trio responsável pelo Uhruatu é egresso da escola de música da Unicamp. Isso apenas contribui para a sonoridade dos caras, que fazem um hard rock/heavy metal clássico com muita, mas muita influência do progressivo de bandas como Porcupine Tree e Opeth. Isso é algo que se percebe logo nos primeiros acordes de “Memory”, faixa que abre o álbum homônimo. Suas variações rítmicas entregam logo de cara a influência que a banda de Steven Wilson exerce sobre o trio. Já o aspecto mais “opethiniano'”aparece a seguir, em “Carnival”, que começa mais caótica e tem Maurício alternando vocais limpos e gritados/guturais de maneira bem natural e fluída. “Alcohol” vem a seguir e segue mais ou menos a mesma fórmula, ainda que se apresente mais cadenciada.

“She” vem a seguir. É uma música mais direta, quase comercial (por falta de termo melhor) e apenas com vocais limpos, cortesia de Fábio Caldeira (do Maestrick). Ela dá lugar à “Gaze at the Flames”, a música mais curta e viajada de “Memory” que quase funciona uma introdução para “Parricidal”, ainda que as duas sejam diametralmente diferentes. Enquanto “Gaze at the Flames” tem um clima lento e atmosférico, “Parricidal” é a música mais pesada e direta do álbum, trazendo até mesmo o uso de blast beats por Matheus e um excelente solo de guitarra por parte do convidado Gustavo Carmo.

“Wicked” segue mais ou menos a mesma fórmula das anteriores enquanto que “Stray Dogs”, a faixa mais longa de “Memory”, traz andamentos mais rápidos e quase caoticamente controlados, colocando um ponto final bem adequado ao álbum.

Altamente recomendado para fãs das supracitadas Porcupine Tree e Opeth, “Memory” está disponível em formato físico e digital no Spotify, Deezer, Apple e Amazon.

Agradecimentos: Susi dos Santos – Som do Darma

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: