Edu Falaschi faz show para bom público em Belo Horizonte

Gostando ou não, Edu Falaschi é um dos grandes nomes do heavy metal brasileiro da atualidade. Com uma carreira que remonta aos anos 1990, quando era a voz do Symbols, Edu se tornou uma figurinha carimbada no mundo do metal quando passou mais de uma década à cargo dos microfones do Angra, o maior nome do power metal tupiniquim.

Após sair do Angra, Edu, inicialmente, investiu no Almah, antes de partir para sua carreira solo. O primeiro álbum, “Vera Cruz”, foi lançado em 2021, sendo prometido como a primeira parte de uma trilogia focada na mitologia dos povos latino-americanos. “Eldorado”, seu sucessor, saiu em 2023 e, imaginava-se, que a turnê subsequente se focaria nele. Mas não é bem o que acontece.

Apesar de levar o nome do álbum, a atual turnê de Edu Falaschi é quase que um apanhado de sua carreira. Como a maior parte dela se concentrou no Angra, boa parte do setlist de seus shows se foca nas músicas que gravou com a banda liderada por Rafael Bittencourt. O que se mostra uma escolha acertada. Afinal, quando o vocalista adentra o palco o lado dos guitarristas Roberto Barros e Diogo Mafra, o baixista Raphael Dafras, seu ex-companheiro de Angra, o baterista Aquiles Priester e o tecladista Fábio Laguna (também com passagens pelo Angra) para abrir os trabalhos com “Live and Learn”, ele já tem o público em suas mãos.

Com uma banda bem entrosada, empolgada e com boa presença de palco, Edu Falaschi navega por águas tranquilas ao longo de seu setlist, tendo o público cantando a maior parte de suas músicas, sejam as do Angra, sejam as de seus álbums solos – representadas aqui por “Sacrifice”, “Land Ahoy”, “Tenochtitlán” e “Señores del mar (Wield the Sword)” – em alto e bom som, tornando a atmosfera do Mister Rock ainda muito mais energética.

Um músico experiente e carismático, que conversa com e elogia o público o tempo todo, Edu atendeu até mesmo os pedidos do público quando solicitaram que tocasse a versão em português de “Saint Seya – Pegasus Fantasy”, música relacionada ao anime “Cavaleiros do Zodíaco”, que ele costuma cantar desde 2013. Mas o momento alto do show foi justamente o derradeiro, quando a banda executou dois dos maiores clássicos do Angra da fase Edu Falaschi: “Rebirth” e “Nova Era”, ambas de seu primeiro álbum com a banda.

Um bom show que atendeu às expectativas do público que, como sempre em shows de Falaschi e de sua ex-banda, compareceu em bom número ao Mister Rock.

O Rock Master agradece à BH Hells Produções pela oportunidade de mais essa cobertura.

Confira fotos do show pelas lentes do sempre competente Alexandre Guzanshe:

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: