Cervejas do interior mineiro também fazem bonito no Festival em Blumenau

Minas Gerais mais uma vez fez bonito no Festival Brasileiro de Cervejas, realizado anualmente no Parque Vila Germânica, em Blumenau, Santa Catarina. Este ano foi realizada a quinta edição do evento, e nada menos que 20 rótulos mineiros saíram carregando suas medalhas. Mas engana-se quem pensa que somente as cervejarias da capital mineira conquistaram os jurados.

Claro, como sempre, as grandes Wäls, Backer, Krug Bier e Falke Bier fizeram bonito, faturando suas premiações, de praxe. Também outra de BH, como a Verace, que apesar do pouco tempo de vida, também não deixou barato e levou sua medalha. E ainda as cervejarias que estão bem pertinho de BH, a Capa Preta e a Verace, de Nova Lima.

Mas indo mais longe, destaque para as cervejarias do interior mineiro, que também já começam a mostrar sua força. Foram os casos da Brüder, do Vale do Aço, a Fürst, de Formiga, e a Loba, de Santana dos Montes. Todas também foram premiadas no festiva.

Da região Centro-Oeste de Minas, a Cervejaria Fürst faturou a medalha de prata, com sua Fürst Oktoberfest (German-Style Märzen). A cervejaria, aliás, acaba de inaugurar seu bar, o Fürst Tap Room. No local, inclusive, já é possível encontrar o Fürst Oktoberfest, premiado em Blumenau.

“Já estava na hora da Fürst ter um ponto próprio em BH. Nossa cerveja vem tendo um crescimento considerável e os clientes já nos pediam isso”, disse Paulo Furst, um dos sócios da cervejaria, ao lado de Geraldo Leite, Glaucia Furst, Pedro Furst, Cristiano Furst e Wesley Magalhães.

O ambiente remete aos tradicionais pubs, mas com um toque de modernidade, com uma decoração voltada para rótulos de cervejas. O bar tem três aparelhos de televisão, onde serão transmitidos jogos. No cardápio, ingredientes e receitas mineiras. Linguiças e os queijos usados são de fornecedores de Formiga.

No local é possível encontrar tem toda a linha das cervejas Fürst em chope e garrafas, e ainda 10 torneiras de chopes de cervejarias convidadas. E o bar ainda possui uma Growler Station, onde é possível encher seu growler e beber em casa. A casa fica na Rua Bernardo Guimarães, 2612, no Santo Agostinho. Telefone 3335-7094.

Mais do interior

Voltando às cervejas premiadas, no Vale do Aço está a Brüder, dos sócios-Irmãos Rildo, Rogério e Robson. E entre os 2.034 rótulos (aumento de 38% com relação ao ano anterior), eles levaram medalhas com a american red lager,  e com a colaborativa Coquinho Azedo, uma fruit beer, lançada no segundo semestre de 2016. As duas com medalhas de prata.

A cerveja pode ser encontrara em Ipatinga, Timóteo, João Monlevado, Governador Valadares e Belo Horizonte. Aliás, na capital eles também têm seu bar, o Brüder Butiquim Bar (Rua Pium-í, 726, no Sion).

Outra que já está bastante consolidada no mercado e que, mais uma vez foi premiada, foi a Loba, de Santana dos Montes. Ela levou a prata, com sua strong scotch ale. É uma cerveja escura, com teor alcoólico de 9,0 e IBU 60. O mestre cervejeiro Kelvin Azevedo comemorou bastante o resultado. “Pra nós essa medalha representa reconhecimento de trabalho bem feito e que estamos respeitando e suprindo as expectativas de nossos clientes, os quais compram as cervejas de estilos específicos e recebem um produto condizente com a proposta e estilo.

Essa mesma receita conquistou duas medalhas em concursos internacionais em 2016, medalha de Prata na “Copa Cervezas de América (Chile)”  e medalha de Bronze na “Copa Latino-Americana de Cervezas (Peru)”. O Concurso, em Blumenau, contou com 61 jurados, sendo 29 estrangeiros de 19 países como Coréia do Sul, Panamá, Alemanha, Estados Unidos, Suécia e Polônia. Foram inscritos ao todo 2.034 rótulos de 332 cervejarias, 34 a mais que no ano passado. Esse é o segundo maior concurso do mundo e premiou 256 cervejas entre mais de 2 mil inscritas.

Ouça a última edição do Programa Rock Master:

Ou clique no banner e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: