Shows de rock e metal agitam o Brasil em novembro e dezembro; veja a agenda!

Mais uma contribuição do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

O ano pode estar acabando, mas a agenda de shows para o público de rock e metal no Brasil continua movimentada. Abaixo, o Rock Master traz informações das principais bandas que farão turnês por terras tupiniquins nos próximos dias.

NOVEMBRO

Accept

Formada no início dos anos 1980, o Accept (foto) tornou-se uma das mais importantes bandas do heavy metal mundial e ajudou a moldar a forma como o heavy metal alemão se desenvolveria e se destacaria mundialmente nos anos 1980 e 1990. Comandada pelo carismático guitarrista Wolf Hoffmann e formada por Mark Tornillo (vocal), Uwe Lulis (guitarra), Peter Baltes (baixo) e Christopher Williams (bateria), o Accept retorna ao Brasil para a turnê de divulgação de seu último álbum “The Rise of Chaos”, lançado esse ano e se apresenta em seis cidades. A turnê tem seu pontapé inicial em 09 de novembro em São Paulo/SP (Tom Brasil). Daí passa por Fortaleza – CE (10/11 Biruta), Rio de Janeiro (11/11, Teatro Rival) Belo Horizonte – MG (12/11, Music Hall), Curitiba – PR (14/11, Wire Opera House) e se encerra em Florianópolis – SC, em 15/11 no Ademir Rosa Theater.

Satyricon

Formada em 1990 o Satyricon (foto) é um dos maiores expoentes da primeira geração do black metal norueguês e está excursionando com a turnê de seu último álbum, “Deep Calleth Upon Deep”, lançado em setembro deste ano. Formada por Satyr (vocal) e Frost (bateria) e contando com Steinar “Azarak” Gundersen (guitarra), Anders “Neddo” Odden (baixo) e Anders Hunstad (teclados) a banda faz três apresentações no Brasil em novembro. A turnê começa no dia 10 em Belo Horizonte (Stonehenge), passa por São Paulo no dia 11 (Clash Club) e se encerra no domingo, dia 12, no Rio de Janeiro (Teatro Odisséia).

Delain

O Delain é uma banda de metal sinfônico formada na Holanda em 2002, pelo tecladista Martijn Westerholt (ex-Within Temptation) e a vocalista Charlotte Wessels. Nomeada em homenagem ao Reino de Delain do livro “Os Olhos do Dragão”, de Stephen King, a banda que conta também com Otto Schimmelpenninck van der Oije (baixo, vocais rasgados), Timo Somers e Merel Bechtold (guitarras) e Ruben Israel (bateria), a banda vem ao Brasil divulgar seu quinto álbum de estúdio, “Moonbathers”, de 2016. A banda toca em três datas no país: 18/11 em São Paulo (Manifesto Bar), 19/11 em Belo Horizonte (Granfino’s) e 21/11 no Rio de Janeiro (Teatro Odisséia).

Apocalyptica

O Apocalytica (foto) é uma banda formada por um quarteto de violoncelistas finlandeses que tinham a proposta de fazer heavy metal usando esses instrumentos nada ortodoxos. Em 1996, a banda lançou “Plays Metallica by Four Cellos” e, ano passado, começou a fazer uma turnê em comemoração aos 20 anos desse lançamento, que passa pelo Brasil esse mês, começando por Porto Alegre (Bar opinião, 21/11), passando por Belo Horizonte (Music Hall, 23/11), Curitiba (Wire Opera House), se encarrando em 26/11 no Tropical Butantã (SP).

O Rock Master conversou com um dos membros da banda, o violoncelista Perttu Kivilaakso e essa entrevista será publicada por aqui nos próximos dias.

DEZEMBRO

Hammerfall

Já uma figurinha carimbada em terra brasilis, o Hammerfall (foto) chega no Brasil já na primeira semana de dezembro com a turnê de seu último álbum, “Built to Last”. A banda liderada pelo guitarrista Oscar Drojank e o vocalista Joacim Cans (completam a formação o guitarrista Pontus Norgren, o baixista Fredrik Larsson e o baterista David Wallin) faz uma mini-turnê de apenas três shows por aqui: Dias 01/12 no Carioca Club em São Paulo, 02/12 no Music Hall em Belo Horizonte e no dia 03/12 Complexo Armazém, em Fortaleza.

André Matos & Soulspell

Desde que saiu do Angra, no fim dos anos 1990, o vocalista André Matos participou de diversas bandas e projetos, além de manter uma carreira solo. Sua última iniciativa foi se juntar ao Soulspell, projeto do baterista Heleno Valle, que desde 2008 se dedica a trabalhar em álbuns conceituais no formato ópera metal (algo parecido com o que Tobias Sammet produz com seu Avantasia). A parceria entre Matos e Soulspell passa por Belo Horizonte, no dia 17/12 com apresentação no Granfino’s.

Rebirth of Shadows

Rebirth of Shadows é um projeto do vocalista Edu Falaschi (foto) e do baterista Aquiles Priester, no qual a dupla, com o apoio do tecladista Fábio Laguna (ex-Angra), dos guitarristas Diogo Mafra (Almah) e Rafael Barros e do baixista Raphael Dafras (Almah), faz um show revisitando em que ambos faziam parte do Angra.

Depois de uma série bem-sucedida de shows, o projeto volta para se apresentar em uma série de cidades em dezembro: Americana (SP – 08/12), São João Del Rey (MG – 09/12), Juiz de Fora (MG – 10/12), Uberlândia (MG – 14/12), Campo Grande (MS – 15/12), Brasília (DF – 16/12), Goiânia (GO – 17/12), Belo Horizonte (BH – 21/12) e Rio de Janeiro (RJ – 22/12).

E isso só em novembro e dezembro. Shows para 2018 já estão sendo anunciados e faremos um artigo a respeito aqui no Rock Master assim que for apropriado.

Ouça a última edição do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: