Banda Carbônica lança primeiro álbum completo – ouça

Texto: Rodrigo “Piolho” Monteiro (sobre press-release)

A banda Carbônica foi fundada em 2007 na cidade de Guarulhos (SP) e, atualmente tem como integrantes Will (guitarra e vocal), Vini (baixo e sampler) e Alex (bateria). Desde o início da sua trajetória a banda assumiu o compromisso com uma cena independente ativa e acessível, mantendo um olhar para a realidade urbana e periférica que reflete nas letras do disco.

Seu primeiro álbum completo traz músicas onde questões sociais caras à banda, como respeito à diversidade e acessibilidade, dentre outras, se apresentam neste trabalho que reúne faixas dos EPs lançados nos últimos anos e cinco músicas inéditas. Tudo isso embalado por uma roupagem que vai do disco-punk ao drum and bass, do blues ao garage.

“Nós acabamos de completar 10 anos de estrada e as 10 músicas desse álbum são o retrato dessa trajetória, que é fazer rock com tesão, se divertir e expor nossas verdades através do nosso trabalho artístico”, conta o guitarrista e vocalista Will.

O Carbônica começou a investir mais pesado em apresentações ao vivo de seu material autoral em 2009. Três anos depois, a banda lançou seu primeiro EP, Rock Puro e Sem Gelo . O trabalho trazia no título a filosofia do Carbônica e, na produção, a assinatura do californiano Brendan Duffey, produtor que já trabalhou com alguns dos maiores nomes do rock pesado do Brasil.

Dois anos depois, o trio tinha conquistado uma base de fãs e experiência suficiente para garantir a produção de seu segundo EP, “Inflamável”. Gravado graças à uma campanha de financiamento coletivo, o álbum conta com quatro músicas gravadas e mixadas pelo próprio baterista da banda no Estúdio Casa CLAM (da própria banda) e masterizadas por Brendan Duffey.

O segundo EP abriu as portas para uma turnê pelo nordeste em 2015. Na passagem por Natal (RN), o som do Carbônica chamou atenção de Anderson Foca, fundador do renomado Festival DoSol e músico das bandas Camarones Orquestra Guitarrística, Orquestra Greiosa e Fetuttines, que convidou o trio a gravar o sucessor de “Inflamável” no estúdio DoSol com Yves Fernandes, que também é baterista da Camarones. “TR3S” foi lançado pelo selo DoSol e já demonstrava a evolução sonora da banda.

Em 2019, finalmente, o primeiro álbum completo, celebrando a trajetória da banda, sem deixar de olhar para o futuro. “Carbônica” é um retrato das mudanças e traumas vividos no Brasil nos últimos 10 anos, com letras que parecem proféticas e funcionam como alertas para o futuro.

“Carbônica” está disponível para audição nas principais plataformas digitais: Spotfy, Deezer, Tidal e Google Play. Clique aqui e escolha em qual delas quer escutá-lo.