Ouça “So it Comes”, novo single do Hammathaz

Texto: Rodrigo “Piolho” Monteiro (sobre press-release)

Formado por Thiago Pasqualini (vocal), Thales Stat e Rodrigo Marietto (guitarras), Anderson Andrade (baixo) e Lucas Santos (bateria), o Hammathaz, apesar de bastante desconhecido do público em geral, já tem bastante história. Com quinze anos de estrada, a banda já participou de festivais como a Virada Cultura e o Grito Rock e abriram shows para grupos como Angra, Shaman e Ratos de Porão, dentre outras. Apesar disso, a produção em estúdio se resume a apenas duas demos (“Antahkarana” – 2006 e “Downfall” – 2009), dois EPs (“Crawling” – 2011 e “Inner Walls” – 2013) e três singles (“Cursing” – 2010, “Enslaved” – 2012 e “So it Comes”).

Lançado no ano passado, “So it Comes” é o pontapé inicial para o primeiro álbum completo da banda, que tem previsão para lançamento no ano que vem. O trabalho, que está sendo gravado no interior de São Paulo, tem como produtor o experiente Thiago Bianchi (vocalista do Noturnal). A música é uma paulada só, com instrumental furioso e vocais gritados/guturais praticamente ininteligíveis, bem típicos do Death Metal  com algumas pitadas de thrash que a banda se propõe a fazer.

Único remanescente da formação original do grupo, Anderson Andrade falou sobre o single e sobre a história da banda para aqueles que não os conhecem. “Quando começamos a banda não tínhamos um caminho definido a ser seguido”. As primeiras músicas foram nascendo de forma natural e elas espelhavam o que a maioria de nós ouvia na época, muito classic rock, metal e progressivo. A primeira demo tape do Hammathaz acabou soando como um metal progressivo, com músicas longas de até sete minutos. Com o passar do tempo passamos a estudar mais e ampliar nossas possibilidades musicais. Na verdade desde o início eu tinha um desejo de que a banda soasse mais pesada, e foi então que partimos por essa direção. O primeiro passo foi adotar os vocais guturais, e com a mudança de integrantes e entrada de novos músicos, priorizamos àqueles que tinham esse perfil. A partir de 2006 o Hammathaz já era uma banda que seguia pelo caminho que estamos hoje: afinação baixa, peso e agressividade. Mas apesar de ‘So It Comes’ representar o que eu sempre desejei para o Hammathaz em termos de sonoridade, ainda há muitas possibilidades em aberto para os próximos trabalhos”

Clique aqui para ouvir “So It Comes”. Mais informações a respeito do lançamento do primeiro álbum do Hammathaz serão divulgadas em breve.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: