Resenha: Hail The World Metal – Metal Relics

Idealizada pelo vocalista da banda Living Metal, Pedro Zupo, em parceria com o dono da loja/selo Metal Relics, Jorge Araújo, “Hail the World Metal” é uma coletânea dupla que traz 24 músicas de 23 bandas originárias de 21 países diferentes (Brasil, Alemanha e França aparecem duas vezes cada) e é uma boa pedida para se conhecer sons de grupos que tem pouco alcance em terras tupiniquins.

Apesar de se intitular um selo especializado em “heavy metal e todas as suas vertentes”, em “Hail the World Metal” a Metal Relics, através de Pedro e Jorge, se focou principalmente no power metal e seus subgêneros, o que trouxe uma uniformidade bem vinda para a coletânea.  Essa uniformidade, no entanto, não significa exatamente previsibilidade. Ela apenas torna  a experiência de escutar a coletânea algo que faz mais sentido do que outros produtos similares que vemos por aí. Em “Hail the World Metal” não temos uma faixa de power metal seguida de uma de thrash seguida de uma de folk, seguida de uma de shymphonic e por aí vai.  A seleção de bandas e faixas aqui foi muito bem pensada e executada.

Falando dos participantes em si, a única banda que contribui com duas faixas é justamente a Living Metal de Pedro. Sua banda abre ambos os CDs da coletânea com “Hail the true metal (will never die)” e “Are you ready for metal/Living for metal”, músicas que fazem jus à tradição do power metal de enaltecer o heavy metal como um estilo de vida.

Além da Living Metal, as demais bandas que se destacam em “Hail the World Metal” são a japonesa Coven, que canta em seu idioma nativo e cuja faixa “Wings of glory” lembra um pouco a música de abertura do álbum de estréia do Dinnamarque, a peruana Natthammer, que apresenta a única balada com voz feminina de toda a coletânea, a sueca Fretless e a americana Sunrunner. Já no segundo disco esse privilégio cabe à Wings of Decay (França), Diamond Chazer (Colômbia), Oznor (Eslováquia), Nightchains (Líbano), Metal Genocide (Chile) e Deadzone (Rússia).

Em suma, “Hail the World Metal” cumpre bem o seu papel em apresentar bandas pouco conhecidas pelo público brasileiro aos headbangers de plantão que, certamente, usarão das facilidades proporcionadas pela Internet para procurar mais material daquelas pelas quais mais se interessaram com base nessa amostra (quase) grátis trazida pela Metal Relics. “Hail the World Metal” pode ser adquirida aqui.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: