Resenha: Red Brick City – Heavy Water

O Heavy Water é uma daquelas boas iniciativas que foram resultado do período turbulento pelos quais passamos graças à pandemia do Coronavírus. O projeto foi idealizado pelo guitarrista Seb Byfford, que contou com o apoio do pai famoso, Biff Byfford (eterno vocalista do Saxon) no baixo, Tom Witts nas baquetas e Dave Kemp nos teclados e sax. A dupla de pai e filho dividiu os vocais, ora se revezando, ora fazendo bons duetos.

Gravado durante os diversos processos de lockdown pelos quais passou o Reino Unido, “Red Brick City” é daqueles álbuns de rock onde tudo funciona direitinho. Apesar de Seb ter uma forte influência de estilos como indie, grunge e punk (como se pode conferir no trabalho de sua banda, Naked Six) e Biff ser uma das figuras mais proeminentes do heavy metal mundial, o que a dupla traz no primeiro trabalho do Heavy Water é um hard rock setentista/oitentista com uma grande prevalência do blues por todo o álbum.  O que torna a coisa toda bastante atraente e equilibrada, resultando em um belo classic rock.

O pontapé inicial de “Red Brick City” se dá com “Solution” e ela já mostra que os Byfford estão bem entrosados, em um blues pesado, mas melodioso, com destaques para os vocais e a guitarra de Seb.

A faixa seguinte, “Turn to Black” dá destaque para os teclados de Kemp em uma música cuja influência principal é a do rock alternativo, mas feito com bastante competência. “Red Brick City”, a faixa título, retoma o blues rock e deságua na calma balada “Tree in the Wind”. “Revolution“, com um quê de rebelião, volta a colocar o pé no acelerador.

A receita de misturar as principais referências de pai e filho se repete pelo resto do álbum que, com 10 músicas, se mostra uma estreia sólida e bastante promissora. O legal aqui é que o Heavy Water não se preocupa que uma faixa seja totalmente diferente da anterior, desde que possua qualidade. É por isso que as mudanças de ritmo de uma para a outra soam naturais e jamais causam estranheza. “Medicine Man”, por exemplo, tem bastante peso e é seguida por “Follow this Moment”, que parece algo saído dos anos 1970, uma quase balada que não faria feio se presente em um dos álbuns do um Led Zeppelin.

Disponível em todas as plataformas de streaming, “Red Brick City” saiu por aqui em formato físico pela Heavy Metal Rock. Recomendado para qualquer fã de um rock and roll puro, clássico e muito bem feito.

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: