Resenha: “Why do We Suffer?” – Deep Memories

O Deep Memories é fruto do trabalho de Douglas Martins, produtor e multi-instrumentista que, a exemplo de Diogo Marins (The Ogre) é responsável não só por todos os vocais, como todos os instrumentos e a produção dos trabalhos de sua banda de um homem só.

Natural de Americana (SP), Douglas já tem bastante experiência no mercado musical, tendo comandado os vocais e guitarras da banda Desdominus entre 1996 e 2005, com a qual lançou um álbum, “Without Domain”.

Depois de um hiato, Douglas retorna à cena já com o Deep Memories. Primeiro se arrisca com o EP “In Too Deep…” e colhe os frutos rapidamente, com o trabalho sendo lançado pela Heavy Metal Rock. A boa repercussão abriu portas para o músico que, em 2018 volta à cena com seu primeiro álbum completo, “Rebuilding the Future”, este lançado simultaneamente no Brasil, Japão e Rússia e chamando a atenção em nível mundial para o doom metal – com mesclas de death e black aqui e ali – praticado pelo músico.

Quatro anos depois chega ao mercado “Why do We Suffer?”, segundo trabalho do Deep Memories lançado pela HMR em formato físico e disponibilizado em diversas plataformas de streaming.

Para quem não estava familiarizado com o trabalho de Douglas, como era o caso deste que vos escreve, “Why do We Suffer?” é uma grande surpresa. Desde os primeiros acordes de “Enslaved by Reciprocity Obligation”, faixa que abre o álbum, podemos ver que o trabalho de Douglas tem bastante qualidade. Desde o início ele cria uma bela atmosfera para as letras de suas músicas que, obviamente, tem temas que giram ao redor do sentimento de desesperança e confusão psicológica.

Sendo uma banda de um homem só, era de se esperar que alguma coisa aqui soasse medíocre e outras se destacassem. Não é o caso. Douglas consegue manejar muito bem todos os instrumentos e, principalmente, os vocais. Ouça músicas como a faixa título e conseguirá perceber como ele transita de maneira fluída entre o vocal grunhido/gritado típico do death/doom e um mais limpo e – ouso dizer? – convencional.

Instrumentalmente, o álbum tem bons riffs de guitarra e os teclados fazem exatamente o que devem nesse tipo de obra, ou seja, criar o pano de fundo ideal para o ouvinte mergulhar no humor desejado para absorver o que o artista quer passar da maneira adequada. “Uncontrolled Cells Multiplication” é outra faixa onde pode-se perceber claramente a atenção dada em todos os aspectos da música. O mesmo pode ser dito da produção de “Why do We Suffer?”, que está redondinha, com cada instrumento – incluindo a voz de Douglas – bem encaixado, sem atropelos.

“Why do We Suffer?” é um belo trabalho que merece todos os elogios que vem recebendo. Confira por si mesmo no Bandcamp, Spotify, iTunes ou Deezer. Ou, melhor ainda, adquira sua cópia física aqui.

Agradecimentos: Susi Santos (Som do Darma)

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: