Saxon no Brasil em novembro: Rock Master conversou com vocalista

Com quase 50 anos de estrada, se considerarmos que a banda foi fundada em 1975, ainda que seu primeiro álbum, “Saxon”, tenha sido lançado em 1979, o Saxon ainda é uma das grandes forças do heavy metal britânico, sendo um dos líderes da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal), movimento que revolucionou o cenário da dita “música pesada” no final dos anos 1970.

Com 25 álbuns de estúdio lançados, sendo três apenas entre 2021 e 2023, a banda liderada pelo vocalista Biff Byford desembarca no Brasil em novembro para quatro shows: Curitiba (14/11, Ópera de Arame), São Paulo (15/11, Tokio Marine Hall), Belo Horizonte, (17/11, Mister Rock) e Brasília (18/11, Toinha). O Rock Master teve a oportunidade de bater um papo curto com o lendário vocalista.

RM: O Saxon existe há quase 50 anos. A banda continua em turnê e produzindo novas músicas, recusando-se a viver do seu passado. O que os motiva a continuar depois de tantos anos?
Biff Byford: Acho que são sempre os novos álbuns e as turnês que nos mantêm em movimento. É um círculo virtuoso: lançamos um novo álbum e fazemos uma turnê para promovê-lo, mantendo nossas mentes ágeis.

RM: A indústria musical passou por muitas mudanças desde a sua estreia com “Saxon” em 1979. Quais você acha tiveram o melhor e o pior impacto em sua carreira?
Biff Byford: Bem, acho que as mídia sociais ajudaram a manter as pessoas em contato com suas bandas favoritas e com as novas músicas. A revolução digital tem sido útil para a gravação dos álbuns, mas é só isso. O streaming de música destruiu um pouco da indústria.

RM: Por que lançar dois álbuns de covers (“Inspirations”, 2021 e “More Inspirations”, 2023) com apenas dois anos de diferença?
Biff Byford: A primeira vez foi durante a pandemia do COVID, então foi uma pausa entre os álbuns. Foi muito divertido fazer isso, então por que não repetir a dose?

RM: O Saxon está acostumado a tocar tanto em locais grandes quanto de pequeno/médio porte. Qual você prefere e por quê? Quais são as vantagens e desvantagens de tocar no Wacken Open Air e em um clube com capacidade, digamos, para 1.000 pessoas?
Biff Byford: Contanto que as pessoas gostem, não há diferença, na verdade.

Os ingressos para todos os shows do Saxon no Brasil, parte da turnê de divulgação de seu último álbum com músicas originais, “Carpe Diem”, 2022), estão à venda no site do Bilheto (Curitiba), Eventim (São Paulo), Clube do Ingresso (Belo Horizonte) e do Toinha (Brasília).

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: