Resenha: “War Remains” – Enforced

O Enforced é um dos bons nomes da nova geração do thrash metal americano. A banda, formada em Richmond, no estado da Virgínia, em 2016, tem três álbuns de estúdio na carreira: “At the Walls” (2019), “Kill Grid” (2021) e “War Remains”, que, apesar de ter saído lá fora em 2023, só desembarcou por aqui recentemente via nossos parceiros da Rock Brigade Records.

O Enforced é formado por  Knox Colby (vocal), Will Wagstaff e Zach Monahan (guitarras), Ethan Gensurowsky (baixo) e Alex Bishop (bateria) e faz um thrash metal de bastante responsa e competência, trazendo toda a fúria necessária ao gênero e flertando claramente com os grandes nomes do death metal dos anos 1980. Ou seja, uma receita que é praticamente impossível de estragar.

Em “War Remains” o Enforced não faz prisioneiros. Desde os primeiros acordes de “Aggressive Menace” até os gritos finais de “Empire”, que fecha os trabalhos, o que temos aqui são 10 faixas que batem na casa dos 33 minutos e apresentam paulada atrás de paulada, daquelas que tornam impossível não bater cabeça junto.

Tudo em “War Remains” funciona a contento, da produção às composições, com solos e riffs bem encaixados e uma performance monstruosa de Knox. Impressiona como o cara demonstra toda a sua fúria e raiva enquanto canta gritando. Ou seria grita cantando? Independente de qual seja, é absurdo o que o sujeito apronta com suas pregas vocais. Agora mesmo, enquanto digito essas linhas e escuto a faixa título, lamento a impossibilidade de detonar o pescoço agitando-o ao ritmo da raiva de Knox embalada pelas guitarras, também furiosas, de Will e Zach, tamanho sentimento de inquietude (no melhor sentido) produzido pelo som dos caras.

No fim das contas, como dito no parágrafo que abre este texto, o Enforced se mostra um dos nomes mais promissores da nova geração do thrash metal americano, não devendo em nada para bandas veteranas e consagradas, como Exodus, Slayer ou Anthrax. Vale muito à pena conhecer o trabalho do quinteto.

Agradecimentos: Rock Brigade Records e João Eduardo (Cogumelo).

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: