Resenha: The Pursuit of Vikings – Amon Amarth

O Amon Amarth é um daqueles casos raros de banda de heavy metal que, ao completar um quarto de século de carreira, conseguiu dois feitos que são para poucos, ainda mais se tratando de um grupo que transita por um nicho tão restrito quanto o do death metal: manter a base do grupo desde sua formação e lançar um álbum de qualidade atrás do outro.

Ao completar 25 anos de carreira, o quinteto atualmente formado por Olavi Mikkonen (guitarra), Johan Hegg (vocal), Ted Lundström (baixo), Johan Söderberg (guitarra) e Jocke Wallgren (bateria) decidiu comemorar com um produto especial. The Pursuit of the Vikings – 25 Years in the Eye of the Storm”, lançado aqui no ano passado pela Hellion Records, é um item praticamente obrigatório na coleção de qualquer fã dos suecos. Isso pode parecer meio que um clichê, mas, nesse caso, é a mais pura verdade.

“The Pursuit of the Vikings – 25 Years in the Eye of the Storm” é composto de dois DVDs e um CD, que vem em uma embalagem do tipo digipack bastante caprichada e traz, além dos supracitados, um encarte recheado de fotos e informações importantes a respeito da banda. Isso é aquele detalhe que faz a diferença e complementa perfeitamente o material contido nos discos que fazem parte desse lançamento.

Falando do conteúdo dos discos em si, o CD traz a íntegra da apresentação que a banda fez no dia 17 de agosto de 2017 no palco principal do festival alemão Summer Breeze Open Air. Excursionando para divulgar seu último trabalho de então, o álbum “Jomsviking”, a banda faz um apanhado de sua carreira, tendo como destaques da apresentação “Pursuit of the Vikings”, “Deceiver of the Gods”, “A Dream That Cannot Be”, onde Johan divide os vocais com Doro Pesch, “Guardians of Asgaard” e “Twilight of the Thunder God”. A captação de som aqui foi excelente e dá pra perceber como o Amon Amarth é uma banda bastante entrosada, com as músicas quase refletindo sua versão de estúdio, salvo as pequenas variações que sempre acontecem em um ambiente ao vivo. Se houve o uso de overdubs, eles não são aparentes.

Os DVDs trazem, no disco 2, a íntegra tanto da apresentação contida no CD quanto do show que o Amon Amarth fez no mesmo Summer Breeze no dia 15 de agosto de 2017, no palco T do festival. Com exceção de “Twilight of the Thunder God” todas as demais músicas apresentadas aqui são diferentes daquelas do show do dia 17. Ambos os shows tem boa captação de áudio e imagem e é possível ver toda a energia que a banda transmite para a plateia em suas apresentações.

O disco 1 é a grande atração desse lançamento, já que é um documentário que cobre toda a história da banda desde sua fundação até o melhor momento de sua carreira – o atual. O documentário é basicamente focado no quarteto Olavi, Johan, Ted e Johan, mas também traz entrevistas e depoimentos de pessoas importantes na história do Amon Amarth, especialmente os executivos da Metal Blade Records que assinaram o primeiro contato com a banda, o primeiro promotor fora da Suécia a contratá-los para uma apresentação ao vivo e outros. É um material indispensável para se conhecer melhor aquela banda que a Metal Hammer apontou recentemente como os herdeiros do Iron Maiden. Infelizmente, ele está todo em inglês, sem legendas, o que pode não agradar parte do público tupiniquim.

Isso, no entanto, é um fator menor. O fato é que “The Pursuit of the Vikings – 25 Years in the Eye of the Storm” é mais um produto certeiro do Amon Amarth e que vale estar na coleção de qualquer fã da banda. Para aqueles que não os conhecem, essa é a melhor forma de ser introduzido ao trabalho de uma das melhores bandas de metal do século XXI (mesmo que tenham surgido em 1992).

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do programa Rock Master quer ouvir: