Resenha: Walking the Hemispheres – Sunroad

Dois anos após o lançamento do ótimo “Heatstrokes“, eis que os goianos do Sunroad retornam à cena com “Walking the Hemispheres”, um álbum que traz mudanças de formação, retomada de sonoridade e um trabalho que supera seu antecessor.

Desde “Heatstrokes” bastante coisa mudou no Sunroad. A formação atual conta com o vocalista francês Steph Honde (Hollywood Monsters), Netto Mello (guitarra solo), Mayck Vieira (guitarra base), Van Alexandre (baixo), Warlley Oliver (vocais adicionais) e Fred Mika (bateria). Destes, apenas Mayck e Fred estiveram nas gravações de “Heatstrokes”, um álbum mais voltado para o AOR consagrado por bandas como Pink Cream 69, Eclipse, Pretty Maids e Place Vendome, só para citar algumas.

A mudança de formação trouxe uma retomada da antiga sonoridade do Sunroad. Em “Walking the Hemispheres”, a banda volta a praticar o hard rock oitentista com certas pitadas de heavy metal – mas de forma bem discreta – que era sua marca registrada até “Heatstrokes”. E, caras, como isso fez bem a eles.  “Walking the Hemispheres” é um álbum redondinho, com uma produção limpa e todo mundo fazendo bem seu trabalho.

Da faixa título, que abre os trabalhos, até a cover de “Try Me” (dos ingleses do UFO), que fecha o álbum, o Sunroad apresenta um hard rock de qualidade digna do Whitesnake em seus melhores momentos. Muito disso se deve à adição de Steph ao time goiano, com sua voz variando de tons graves aos mais agudos de maneira bem fluída. Ele, claro, não pode ser o único a ser creditado aqui, já que toda a banda está muito bem entrosada e todos parecem estar em um momento especial. A dupla de guitarristas cria riffs e solos poucas vezes vistos no cenário do rock atual.

A banda também acertou em cheio na escolha da ordem das faixas, equilibrando bem as mais pesadas com as mais rápidas e as baladas que, além da supracitada “Try me”, vem na forma da bela “Written in the Mist” e seu solo de guitarra perfeitamente encaixado. Aliás, solos de guitarra bem encaixados e performances teatrais certeiras de seu vocalista é o que mais se ouve em “Walking the Hemispheres”. Apesar de isso estar presente em praticamente todas as músicas, peças como “Living In A Dream (Red Sign Mirror)”, “The Mess And It’s Key”, “Halo of Hearts” e “Victim Of Nowhere” são, no entanto, belos exemplos individuais de como o Sunroad acertou em cheio neste seu décimo trabalho de estúdio.

Presente em todos os serviços de streaming musical, “Walking the Hemispheres” também foi lançado em vinil e CD pela Musik Records. Um registro excelente que vale à pena de figurar na coleção e/ou na playlist de qualquer fã de hard/heavy rock.

Agradecimentos: Som do Darma

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: