Resenha: “Past Essentials”- Warshipper

Dois anos depois de lançar um grande álbum em 2020, “Barren…”, os paulistas do Warshipper decidiram que não iam deixar os fãs esperando muito tempo por novidades. Enquanto o álbum de inéditas – o quarto da carreira – não sai, a banda, juntamente com a gravadora Heavy Metal Rock e a produtora Som do Darma soltou no mercado “Past Essentials”, um compilado com quase 100 minutos de duração trazendo a integra de seus dois primeiros álbuns, “Worshipper Of Doom”, de 2015 e “Black Sun”, de 2018.

A exemplo da maioria de seus lançamentos atuais, a Heavy Metal Rock/Som do Darma caprichou aqui. Os discos vem em uma embalagem digipack, com encarte recheado de fotos e pôster 36×36 da capa da coletânea.

Claro que nada disso adiantaria se o conteúdo do pacote não fizesse juz a todo esse capricho. Se você já conhece o trabalho do quarteto formado por Renan Roveran (vocal/guitarra), Rafael Oliveira (guitarra), Rodolfo Nekathor (baixo/vocal) e Roger Costa (bateria), no entanto, sabe que essa é uma dúvida vazia. Caso não conheça, “Past Essentials” é uma ótima forma de fazê-lo já que, repito, traz os dois primeiros álbuns dos caras, com algum material de bônus que mencionarei mais abaixo.

Sem mais delongas, o que o Warshipper faz desde o começo de sua carreira é metal extremo da melhor qualidade. Se tivesse que colocar um selo nele, diria que é um blackened death metal a exemplo da escola do Behemoth, mas sem as orquestrações que a turma do Nergal às vezes arruma. Aqui é tudo, quase sempre, bruto. A banda pisa no acelerador quase que o tempo todo, extraindo dessa velocidade melodias muito bem construídas e, na maioria das vezes, é impossível não bater cabeça quase a ponto de ter uma lesão no pescoço escutando o som dos caras. Pra não dizer que é tudo só velocidade, aqui e ali o Warshipper adiciona teclados e diminui um pouco a fúria para criar ambientações que tornam seu som mais melódico e soturno, mas sem perder sua brutalidade característica.

O trabalho do Warshipper em ambos os álbuns é tão legal que fica difícil escolher destaques individuais. A título de menção, no entanto, eu cito “Warshipper”, “Theatrical Dissection”, “Paranormal Connection” e “Absence Of Colors – The Obsolete”, do primeiro disco e a longa “Black Sun” (com seus mais de 10 minutos), “Rebirth”, “Descending – Genesis & Ontogenesis”, “Delusions of Grandeur” e as faixa bônus “Atheist” e “Respect!” do segundo como os grandes momentos do Warshipper em seus dois primeiros trabalhos.

O ideal mesmo, no entanto, é escutar tudo o que os caras tem a oferecer, pois praticam um metal extremo de primeira qualidade, digno do legado herdado por grandes nomes da cena brasileira.

“Past Essentials” está disponível em todas as plataformas de streaming e em formato físico aqui.

Agradecimentos: Heavy Metal Rock e Som do Darma

Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: