Resenha: “Give the Dead Man Some Water” – Riff Raff

Olha aí, mais uma colaboração do Rodrigo ‘Piolho’ Monteiro para o Rock Master!

Apesar de ser um país pequeno, com pouco mais de cinco milhões e meio de habitantes, a Finlândia é um dos principais celeiros da dita “música pesada” em todo o mundo. De lá saíram nomes consagrados na cena, dentre os quais se destacam Stratovarius, Nightwish, Sonata Arctica, Apocalyptica, HIM e Lordi, apenas para mencionar alguns deles. Como sempre, no entanto, para cada nome consagrado, sempre há uma série de bandas menores que, por algum motivo, sumiram do radar sem conseguir o reconhecimento merecido.

O Riff Raff se encaixa nessa categoria. A banda, formada em 1979 e desmantelada em 1984, passou pelo cenário do heavy metal deixando apenas três álbuns: “No Law N’ Order”, “Robot Stud” (ambos de 1982) e este “Give the Dead Man Some Water”, de 1983. Estes dois últimos tiveram versões nacionais lançadas recentemente pela Hellion Records e são bons exemplos do heavy metal praticado no começo da década de 1980, com um som fortemente influenciado pelo NWOBHM.

A novidade do Riff Raff em relação a “Robot Stud” é que a formação da banda sofreu uma expansão, com a adição de Kessler Raatikainen, assumindo as quatro cordas que antes pertenciam ao também vocalista Immu Ilmarinen. O resto da banda se mantém o mesmo com Mokkeri Salonkari e Riku Kukkonen nas guitarras e Eski Palosaari na bateria.

Em termos de sonoridade, o Riff Raff não traz muitas mudanças em relação à “Robot Studd”. O álbum começa com o pé embaixo na faixa título, mostrando um heavy metal enérgico, empolgante e com passagens instrumentais bem construídas, algo que se mantém em faixas como “Shout Out ‘n Loud”, “Dark Side” e “Saloon Fighters”. Estas últimas, inclusive, são típicas composições NWOBHM. Difícil passar por elas sem bater cabeça uma vez sequer.

A força de “Give the Dead Man Some Water” cai um pouco em seu último quarto, com a versão da banda para “Baba O’riley” (originalmente gravada pelo The Who) , mas retorna na balada “Mourning Veil”, ainda que ela talvez soasse melhor se colocada ali pelo meio do álbum e não em seu fechamento. Esse pequeno deslize, no entanto, não deixa de fazer o derradeiro trabalho do Riff Raff algo que mostra que a banda poderia ter alcançado uma relevância muito maior dentro do heavy metal caso as circunstâncias pelas quais passou tivessem sido diferentes.

Tanto “Robot Stud” quanto “Give the Dead Man Some Water” são álbuns que valem muito a pena serem conferidos por aqueles que apreciam um heavy metal oitentista de qualidade, especialmente aqueles fãs de material mais antigo de bandas como Accept e Ozzy Osbourne.


Ouça a edição mais recente do Programa Rock Master:

Se preferir, clique no banner abaixo e escolha qual edição do Programa Rock Master quer ouvir: